Blog do Mario Magalhaes

Messi honra o templo de Zico

Mário Magalhães

( O blog está no Facebook e no Twitter )

O meu título dos sonhos para este post era ''Messi deslumbra no templo de Zico''.

Ao fim do primeiro tempo, eu titulava ''No templo de Zico, Messi vira quase zé-ninguém''.

Aos 10 min da segunda etapa, mudei para ''No templo de Zico, Messi é mais um''.

A partir de então, o atacante cresceu com a seleção argentina e foi decisivo para a vitória difícil de 2 a 1 sobre a Bósnia-Herzegóvina.

Messi não deslumbrou porque esteve longe do fulgor do melhor jogador do planeta que ele é.

E o melhor que eu vi na vida _como já contei, conheço o craque Pelé por videoteipes e, Zico, não tenho independência afetiva para julgar.

No estádio onde o Galinho marcou 333 gols, Messi deixou um, belíssimo. Antes, cobrou a falta que resultou em gol contra bósnio.

A cria do Barcelona e o time foram prejudicados pela excessiva determinação defensiva do treinador Alejandro Sabella. Ele começou com três zagueiros. Assim, o sistema (disposição básica dos jogadores em campo) foi 5 na defesa – 3 no meio-campo – 2 no ataque, um deles Messi.

A bola não chegou ao ataque, e a Argentina teve muita sorte ao marcar logo dois minutos depois do pontapé inicial. Na esquerda ofensiva, Messi cobrou falta sofrida por Agüero, a bola roçou em Rojo e Kolasinac marcou contra sua meta.

A Pulga tentava arrancadas, passes, dribles. Quase tudo dava errado.

Sozinho, Messi parecia menino de colégio que está com a bola: o time adversário inteiro ia para cima dele.

Mais preso à marcação, Di Maria pouco chegou à frente.

No intervalo, Sabella tirou um zagueiro, Campagnaro, e lançou o centroavante Higuain. Trocou o meia Maxi Rodriguez por Gago.

O sistema ficou com quatro defensores, três meias, Messi de ponta-de-lança e Agüero e Higuain no ataque.

A Argentina melhorou, com Messi jogando mais atrás, buscando a bola e armando.

Aos 19 min, ele partiu em velocidade da direita para o centro, tabelou com Higuain, deixou defensores para trás, chutou na trave direita, e a bola entrou. Baita gol, celebrado efusivamente pelo autor.

Aos 40 min, quando o jogo parecia definido, a Bósnia diminuiu com Ibisevic tocando entre as pernas do goleiro Romero, que fez boa partida.

A Argentina estreou sem brilho, abaixo de outros favoritos, como Brasil, Itália e Holanda, e de segundas forças como França e Colômbia.

Mas teve Messi. Mesmo ainda distante dos melhores dias, ele decide _aos 46 min, quase fez outro, chutando na rede pelo lado de fora.

Messi honrou o templo de Zico.