Blog do Mario Magalhaes

Na 1ª zebra da Copa, Costa Rica vence e complica Uruguai no grupo da morte

Mário Magalhães

( O blog está no Facebook e no Twitter )

Sessenta e quatro anos depois de conquistar heroicamente a Copa em pleno Maracanã, o Uruguai foi um desastre na sua estreia no 20º Mundial. Perdeu neste sábado, em Fortaleza, para a modesta Costa Rica.

O resultado de 3 a 1 é a primeira zebra da competição. Não constitui acidente. A seleção bicampeã mundial não se impôs na maior parte da partida. Só teve um pouco mais de atitude ofensiva no segundo tempo, após levar a virada.

A equipe sul-americana se ressentiu da ausência do atacante Luis Suárez, que ainda se recupera de contusão. O veterano Forlán, muito mal, deu pena, sobretudo considerando que havia sido eleito o melhor na Copa de 2010, quando o Uruguai alcançou a semifinal.

Sem brilho, os uruguaios abriram o placar de pênalti (existente) de Díaz sobre Lugano. Cavani converteu, aos 23 min do primeiro tempo.

Após o intervalo, a Costa Rica pareceu equipe grande e de tradição, invertendo os papéis históricos.

Aos 5 min, Duarte cabeceou cara a cara com Muslera, que defendeu.

Três minutos mais tarde, desmarcado na área, Campbell empatou.

Duarte, em jogada idêntica à do começo da etapa final, desempatou aos 12 min. O costa-riquenho estava em impedimento, não assinalado.

Foi incrível a facilidade para conclusões de cabeça na área uruguaia, cujos dois zagueiros, Lugano e Godín, costumam ser muito bons no jogo aéreo.

Aos 38 min, Ureña fez o terceiro.

A derrota do Uruguai no chamado grupo da morte fortalece aqueles que eram identificados como seus maiores concorrentes na batalha pelas duas vagas: Itália e Inglaterra.

Dos quatro semifinalistas na África do Sul, dois estrearam em 2014 com reveses contundentes _a campeã Espanha amargou um chocolate de 5 a 1 imposto pela vice Holanda.

Sem eufemismos: a derrota dos nossos vizinhos do Sul configura um vexame colossal. Eventual eliminação por Itália e Inglaterra seria normal. Cair merecidamente diante do azarão da chave, por 3 a 1, é demais.

No finzinho, o uruguaio Maxi Pereira recebeu vermelho, por patada em Campbell. Foi o retrato do fiasco.

Parabéns, Costa Rica!