Blog do Mario Magalhaes

Em São Paulo, exposição relembrará futebol nos tempos da ditadura

Mário Magalhães

 

( O blog está no Facebook e no Twitter )

Dois dias depois de a seleção estrear na Copa, contra a Croácia, no Itaquerão, abrirá em São Paulo uma exposição contando histórias do futebol nos tempos da ditadura (1964-1985).

A mostra, no Memorial da Resistência, irá de 14 de junho a 30 de setembro (terça a domingo, das 10h às 18h).

Em contraste com os preços surreais dos ingressos do Mundial, a entrada será gratuita.

Foi criado um blog para divulgar a exposição (leia aqui), cujos coordenadores são os jornalistas Vanessa Gonçalves e Milton Bellintani.

Eis alguns trechos da apresentação do projeto:

''O foco principal é mostrar como a ditadura de 1964 utilizou a imagem da Seleção Brasileira, especialmente na Copa de 1970, para vender aos brasileiros e ao resto do mundo a falsa ideia de que o Brasil estava se transformando numa potência dentro e fora dos gramados.

Partindo dessa premissa, buscamos apresentar também como os militantes da esquerda – ora clandestinos, presos ou exilados – lidaram com o uso do escrete pela ditadura, uma vez que o futebol, tão arraigado à identidade nacional do brasileiro, dividia as atenções em pé de igualdade com a luta política naquele momento. (…)

Os visitantes acompanharão como o futebol foi utilizado pelo regime militar no Brasil durante os 21 anos da ditadura. E também conhecerão personagens que ousaram bater de frente com os donos do poder em nome de ideias de liberdade e democracia, bem como aqueles que acabaram se aliando aos militares, engrossando as fileiras de torturadores.

Também será possível ver como ao longo dos anos os regimes de exceção se apropriaram deste esporte para fazer valer suas ideologias. Nos quatro cantos do mundo isso aconteceu, embora nem sempre se faça a ligação entre futebol e política''.