Blog do Mario Magalhaes

Vítima de racismo dias antes, árbitro se emociona com ovação de torcida

Mário Magalhães

blog - lobo 1

Times do Pelotas e do São Luiz posam com árbitro Márcio Chagas da Silva e faixas contra racismo

blog - lobo 2

Torcida do Pelotas levou faixa de apoio ao árbitro que havia sido vítima de racismo

 

( O blog está no Facebook e no Twitter )

Em Pelotas (RS)

Márcio Chagas da Silva, árbitro negro de 37 anos de idade e 15 de futebol, nunca havia sido aplaudido pela torcida em massa ao entrar em campo. Pois neste domingo, pontualmente às 16h51, ele foi não apenas aplaudido, mas ovacionado pelos torcedores do Esporte Clube Pelotas, assim que pisou no gramado do estádio da Boca do Lobo.

A manifestação foi um protesto contra as ofensas racistas sofridas por Chagas na quarta-feira, em Bento Gonçalves. Na cidade da serra gaúcha, torcedores do Esportivo, que recebia o Veranópolis, xingaram-no, colocaram bananas no seu carro e danificaram a lataria do veículo.

''Fiquei emocionado'', disse Chagas ao blogueiro depois da partida de hoje, ainda uniformizado e suado. ''Cheguei a ficar engasgado. Não é normal árbitro ser aplaudido. Achei bacana''.

No confronto entre dois fortíssimos candidatos à queda para a segundona do Campeonato Gaúcho, o Pelotas perdeu em casa para o São Luiz, de Ijuí, por 2 a 1.

A equipe pelotense exibiu uma faixa de apoio a Chagas: ''Márcio!! O Lobão está contigo. Racismo não!''. O lobo é mascote do Pelotas, clube centenário da cidade localizada pouco mais de 250 quilômetros ao sul de Porto Alegre _seu rival local é o Grêmio Esportivo Brasil.

Em campo, também foi desfraldada outra faixa contra o racismo, em nome do Sindicato dos Árbitros do Rio Grande do Sul.

''Racismo não. Força Chagas'', estampou uma faixa da torcida, em azul e amarelo, as cores do Pelotas.

Jogadores das duas equipes abraçaram o juiz.

Também neste domingo a presidente Dilma Rousseff se pronunciou no Twitter contra o racismo, solidária com Chagas e Arouca, jogador do Santos, xingado com impropérios racistas na semana passada.

Na quarta-feira, de acordo com descrição de Márcio Chagas da Silva, ele ouviu insultos desde antes do apito inicial, relatou reportagem do UOL. Eis os termos da súmula:

''Conduta do público muito ruim, hostil e desrespeitosa, com manifestações racistas por parte dos torcedores do Clube Esportivo de Bento Gonçalves. Estes proferiram as seguintes palavras quando nos dirigíamos ao vestiário da arbitragem: 'Volta para a selva seu negro macaco, ladrão, safado, imundo. Temos que matar vocês todos seus negros sujos. Márcio Chagas tu é a escória do mundo, seu lixo, mal intencionado'''.

O gesto dominical da torcida áureo-cerúlea tem ainda mais relevância, considerando um episódio recente. Neste Gauchão 2014, no qual o Pelotas agoniza, um torcedor do clube havia berrado ''macaco'' para um atleta negro visitante, como denunciou semanas atrás o próprio Chagas, que apitou a partida contra o São Paulo, de Rio Grande (RS).

De palco de uma ofensa racista isolada, a Boca do Lobo se transformou no cenário de repúdio massivo ao racismo.

Chagas distribuiu hoje seis cartões amarelos, três para cada time. Ele assinalou um pênalti incontestável para o Pelotas. Embora Sandro Sotilli tenha convertido a cobrança, sua equipe perdeu.

A arbitragem foi muito boa, conforme opinião generalizada.