Programão hoje: visita guiada (e grátis) à exposição de Evandro Teixeira
Mário Magalhães
( O blog está no Facebook e no Twitter )
A exposição do fotojornalista Evandro Teixeira, em cartaz no Centro do Rio, terá visita guiada no fim da tarde, começo da noite desta terça-feira, com a presença de um convidado ilustre: o próprio autor das imagens à mostra no Centro Cultural Justiça Federal. Antes, será exibido o filme de Paulo Fontenelle sobre Evandro. Tudo grátis.
Evandro Teixeira é um dos mais talentosos repórteres fotográficos da história do Brasil e um dos grandes, em todo o mundo, na ativa. O blog já teve a honra de publicar registros seus sobre os tempos da ditadura (1968, pelas lentes de Evandro Teixeira). Aí em cima, na praia, o cenário é outro.
Eis o serviço da exposição, da visita guiada e do filme:
* * *
A exposição “Tempos de Chumbo, Tempo de Bossa: Os Anos 1960 pelas Lentes de Evandro Teixeira” apresenta registros de um dos ícones do fotojornalismo brasileiro. Evandro revela momentos históricos do Rio de Janeiro após o golpe militar de 1964. Paralelamente, imagens de um Rio cheio de bossa ressaltam o olhar atento do fotógrafo às diversidades do contexto. Manifestações de rua, repressão e dor se contrapõem à descontração da música, da praia e da moda carioca.
No dia 25, terça-feira, às 18h, com entrada franca, será exibido, no Cinema, o filme Instantâneos da Realidade (76 min), documentário de Paulo Fontenelle sobre a vida e a obra de Evandro Teixeira, seguido de bate-papo na exposição com a presença do fotojornalista.
Centro Cultural Justiça Federal. Galerias do 2º andar. Avenida Rio Branco, 241 – Centro. Tel.: (21) 3261-2550. Terça a domingo, 12h às 19h. Visita guiada na terça, dia 25, às 18 h. Grátis. Até 27 de fevereiro.