Chega ao Rio ‘Ensaio de Casamento’: amores de Shakespeare, amores da gente
Mário Magalhães
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Com o jamegão do heterônimo Álvaro de Campos, Fernando Pessoa escreveu que ''todas as cartas de amor são ridículas'', e ''não seriam cartas de amor se não fossem ridículas''. Talvez achasse também ridículo o amor. Poetou, com firma própria, ''tenho pena de quem tem de amar''. O português entendia pouco de amor e paixão e viveu-os pouquíssimo.
Quem conhecia mesmo carne e coração era William Shakespeare. Como diria a cantora Rosana, o negócio do bardo era amor & poder. Com o dramaturgo inglês, o amor pode ser ridículo, como volta e meia é mesmo. Porém, é mais que isso. É desejo, ciúme, prazer e insanidade _quem nunca fez uma loucura por amor ou paixão não sabe o que está perdendo; ainda é tempo de surtar.
Casais shakespearianos, como Romeu e Julieta, inspiram ''Ensaio de Casamento'', espetáculo teatral que estreia hoje no Rio, depois de colher ovações de plateias baianas. A montagem mostra um casal de atores em crise, enquanto ensaia uma peça e interpreta cenas de Shakespeare e seus homens e mulheres tantas vezes destrambelhados pelas desventuras amorosas.
''Ensaio de Casamento'' tem no elenco Maria Marighella e Wanderley Meira, o autor do texto. A direção é de Nadja Turenkko. Não custa dizer que sou amigo (e fã) da Maria, neta de Carlos Marighella.
O espetáculo fica em cartaz de hoje a sábado, na Caixa Cultural do Rio, a partir das 19h. Com preços civilizados, os ingressos custam R$ 10 e, a meia, R$ 5.
Tremenda pedida para quem gosta de teatro e dos amores de Shakespeare, que no fundo são os amores da gente.
Abaixo, reproduzo trechos do release distribuído aos jornalistas, com mais informações.
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Romeu e Julieta, Otelo e Desdêmona e Catarina e Petruchio entrarão em cena na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, no espetáculo “Ensaio de Casamento”, em cartaz de 19 a 22 de fevereiro. Os personagens shakespearianos misturam realidade e ficção com o casal da peça, vivido pelos atores Maria Marighella e Wanderley Meira. Dirigidos por Nadja Turenkko, os protagonistas interpretam atores que colocam em xeque a continuidade do seu casamento enquanto ensaiam “Nossa peça de separação” e revivem trechos de autoria de Shakespeare.
O texto, assinado por Wanderley, traz histórias cruzadas para colocar em pauta a paixão, o ciúme, o amor e o fim de uma vida a dois. Propositalmente, os atores-personagens não têm nome em cena, e incorporam a vida e o nome dos próprios personagens que vivem, ensaiam a peça e refletem sobre sua relação pessoal. O projeto tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.
O espetáculo se apoia, na sua concepção cênica, na Arte da Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux, técnica que traz para o corpo os princípios que regem a própria estrutura do drama (o conflito e a ação). Desde a construção metafórica do ''lugar'' da ação metalinguística até a preparação dos atores para a construção das diversas ''máscaras'' cênicas, tudo estabelece um diálogo com essa linguagem. “Falamos aqui de rasuras, de incompletude, de intervalos a serem preenchidos pelo olhar do público, típicos de uma arte moderna, que constrói a cena a partir de simbolismos”, explica a diretora.
A dubiedade que marca a encenação e o texto se completa na composição e na execução dos elementos cênicos. A trilha sonora é gerada da caixa cênica e da plateia. A iluminação transita entre a luz branca de um ensaio e as cores e temperaturas da memória e dos sentimentos. O figurino parte da roupa de base dos atores e se espalha pelo palco, com máscaras e evocações de outras dos personagens e personas vividos pelos atores. E o cenário tem como base um conjunto de picadeiros praticáveis que começa como um bolo de casamentos e vai se transformando ao longo da peça.
A montagem de “Ensaio de Casamento” rende uma homenagem ao teatro, oferecendo ao público a possibilidade de se infiltrar no ensaio geral de um espetáculo, testemunhando, além da intimidade do casal, as inseguranças, incertezas, medos e angústias dos atores às vésperas da estreia do seu trabalho. A frase-mote da peça “Vamos continuar”, confunde personagens e público, num labirinto de sentimentos e expectativas sobre a continuidade do ensaio ou a continuidade do casamento.
Serviço:
Espetáculo “Ensaio de casamento”
Dias: 19 a 22 de fevereiro (quarta-feira a sábado)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Horário: 19h
Entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia-entrada.
Duração: 60 minutos
Lotação: 189 lugares
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Classificação: 14 anos