Blog do Mario Magalhaes

Por que derrubaram Jango (3)

Mário Magalhães

blog - jango mensalidades

 

( Agora o blog está no Facebook e no Twitter )

Meio século e três dias atrás, em 8 de fevereiro de 1964, a manchete da ''Folha'' anunciava o congelamento dos valores cobrados por colégios particulares.

A reportagem, na página 5, começava assim: ''Estão congeladas as anuidades escolares: o chefe do governo, em decreto hoje baixado, manteve inalteradas as taxas dos estabelecimentos de ensino médio (…), 'até que sejam aprovadas, pelo Ministério da Educação e Cultura, as tabelas propostas pelos referidos estabelecimentos para o corrente ano'''.

Acrescentou: ''Nos considerandos do ato, o sr. João Goulart lembra que, pela Constituição, 'o uso da propriedade será condicionado ao bem-estar social, reprimindo a lei toda e qualquer forma de abuso do poder econômico''''.

Para aprovar o aumento das mensalidades dos estabelecimentos privados, o governo checaria o percentual dos reajustes salariais. Isto é, os proprietários não poderiam reajustar os preços sem que a remuneração de professores e funcionários acompanhasse a receita da empresa.

A decisão do presidente João Goulart contrariou os donos de escolas.

O contrário de hoje, quando, no ensino superior, o governo transfere fábulas de dinheiro para instituições privadas, em detrimento da rede pública de universidades federais.

Em 11 de fevereiro de 1964, faltavam 51 dias para o golpe de Estado que deporia Jango e instalaria a ditadura.