Às 23h, na TV, o programa mais espetacular sobre a biografia ‘Marighella’
Mário Magalhães
( O blog está agora no Facebook e no Twitter )
Dei muitas entrevistas desde o lançamento, há pouco mais de um ano, da biografia ''Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo'' (Companhia das Letras). Não é o que eu sei fazer, responder _não passo de entrevistado sofrível. Sou repórter, portanto meu negócio é perguntar.
Encarei grandes entrevistadores, como foi o caso da Míriam Leitão, na Globonews. Estive com muitos outros colegas de, como a Míriam, altíssimo nível.
O programa mais espetacular sobre o livro, contudo, foi feito por um artista, o diretor teatral Aderbal Freire-Filho, condutor do programa ''Arte do Artista'', na TV Brasil. A edição sobre Carlos Marighella (1911-69) será reprisada nesta terça-feira, a partir das 23h.
Além de conversar comigo no estúdio, o Aderbal criou uma história. Pelas ruas do Rio, saiu de Fusca, o carro mais usado pelos guerrilheiros urbanos nos anos 1960 e 70. Visitou lugares marcantes da trajetória de Marighella. E interpretou a tensão dos últimos anos de sua vida, já sob a ditadura instaurada em 64.
Em ''Arte do Artista'', o grande artista é Aderbal Freire-Filho, que bolou um programa alucinante, como foi a vida do meu biografado.