Blog do Mario Magalhaes

Hoje faz cinco meses que o Amarildo sumiu; Estado deve corpo à família

Mário Magalhães

blog - amarildo 5 meses

 

( O blog agora está no Facebook e no Twitter )

Cinco meses atrás, na noite de 14 de julho de 2013, policiais militares da dita Unidade de Polícia Pacificadora da Rocinha detiveram e sumiram para sempre com o pedreiro Amarildo.

É quase certo que tudo teria ficado por isso mesmo se no mês anterior manifestações não tivessem inundado de gente as avenidas do Brasil, sobretudo aqui no Rio, onde centenas de milhares de cidadãos protestaram contra tudo e contra todos.

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, comprometeu-se a desvendar o caso, e tudo indica que cumpriu a promessa: uma turma de PMs está presa, inclusive um capitão e um tenente. Ainda não houve julgamento.

Entre outras dívidas com a família do Amarildo, os moradores da Rocinha e aqueles que vivem sob o programa das UPPs, o Estado do Rio de Janeiro tem uma inegociável: encontrar o corpo do Amarildo e entregá-lo aos seus parentes, para que eles possam se despedir do trabalhador com um enterro digno.

Enquanto o Estado não devolver à família o cadáver do homem torturado e assassinado, é impossível considerar que, depois do crime perpetrado por agentes públicos, o poder cumpriu seu dever.

Cinco meses mais tarde, ecoa a cobrança: ''Ei, Cabral, cadê o Amarildo?''