Blog do Mario Magalhaes

Boa notícia: Monumento aos Pracinhas é tombado. Problema: ainda é pouco

Mário Magalhães

blog - monumento aos pracinhas

Monumento aos Pracinhas, no Rio – Foto reprodução Museu Virtual da FEB

 

( O blog agora está no Facebook e no Twitter )

Enfim, saiu nesta semana, no “Diário Oficial da União”, o tombamento do Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, o querido Monumento aos Pracinhas, no aterro do Flamengo (para ler a notícia clique aqui).

Muito justo, pelo valor arquitetônico e a relevância histórica do conjunto, sobretudo por reverenciar heróis brasileiros de verdade. Além de tantos pracinhas terem deixado a vida em solo italiano no combate ao nazi-fascismo, os sobreviventes foram largados à própria sorte ao regressar ao Brasil com uma mão na frente e outra atrás.

Até hoje, velhinhos, muitos estão desamparados. O país parece lhes conceder um favor ao aceitá-los nas paradas de 7 de Setembro.

Deveríamos convidá-los às escolas para transmitir às novas gerações suas experiências e os princípios que os motivaram a arriscar a vida. Para contar o destemor com que, mal treinados, desafiaram os soldados alemães. Para testemunhar como vale a pena combater o bom combate.

Se o Brasil ouvisse mais os pracinhas, ganharíamos inspiração para sermos muito melhores do que somos. Fôssemos os Estados Unidos, uma infinidade de filmes já teria sido feita narrando o épico da guerra.

Que o tombamento seja só um começo. Os pracinhas são heróis. Aprendamos com suas lições.