Blog do Mario Magalhaes

PM obrigou mulher a culpar traficante no caso Amarildo, denunciam testemunhas

Mário Magalhães

 

(O blog agora está no Facebook e no Twitter)

Duas pessoas afirmaram quinta-feira à Polícia Civil que uma delas foi coagida pelo ex-comandante da UPP da Rocinha a prestar falso depoimento na investigação sobre o desaparecimento de Amarildo de Souza, cujo sumiço completa dois meses hoje.

De acordo com as testemunhas, o major Edson Santos teria obrigado uma mulher a dizer ao Ministério Público que o traficante de drogas Catatau teria matado ou ordenado a morte de Amarildo. Por ordem do oficial, ela também teria inventado que o pedreiro era vinculado ao tráfico.

A notícia saiu neste sábado em “O Globo”, na coluna de Ancelmo Gois, e como manchete de “O Dia”, numa reportagem de Adriana Cruz e Vania Cunha. A matéria das repórteres pode ser lida clicando aqui.

A Divisão de Homicídios informa investigar duas possibilidades: Amarildo teria sido assassinado por PMs da UPP, possivelmente sob tortura, ou por traficantes.

Na última vez em que foi visto, Amarildo estava sob custódia do Estado. Policiais militares o detiveram e levaram para a sede da UPP na Rocinha, então comandada pelo major Edson Santos. Os PMs asseguram que liberaram o pedreiro, mas não há uma única testemunha na favela que o tenha visto depois de supostamente ter deixado a unidade.