Blog do Mario Magalhaes

Periga o Mano já ter se arrependido

Mário Magalhães

Domingo sem surpresa: mais uma derrota do Flamengo – Foto Washington Alves / Vipcomm

 

( Para seguir o blog no Twitter: @mariomagalhaes_ )

Os gaúchos ensinam que não está morto quem peleia, mas eu não me surpreenderia se o Mano, no fundo no fundo, já estivesse arrependido de ter assumido o Flamengo. Posso estar errado, claro. Mesmo se eu não estiver, o técnico jamais confirmará.

Depois da derrota de 1 a 0 para o Cruzeiro, ele não exibia mais a ira, sobretudo contra a arbitragem, da beira do campo. Resignado, reconheceu que o Cruzeiro é mais time. Muito mais time, eu diria. O triunfo rubro-negro na Copa do Brasil decorreu do seu primeiro, segundo, terceiro, quarto… décimo-segundo jogador, a torcida fenomenal que obra milagres.

No Mineirão, os anfitriões finalizaram muito mais. Se a minha memória não trai, o Flamengo não levou perigo ao gol do Fábio.

O que deve irritar ainda mais o Mano é que ele armou muito bem a equipe, fechadinha, como convém a quem é consciente da assimetria. Para dar certo seu plano, os contra-ataques precisariam funcionar, o que não ocorreu principalmente pelo péssimo relacionamento de vários jogadores com a bola. São favas contadas, não nasceram um para o outro.

Até atletas de prestígio, como André Santos, penaram ontem. No primeiro tempo, ele tentou sem sucesso dois dribles. Ao perder a bola, expôs o Flamengo a sofrer gols que acabaram não acontecendo.

Prometeram mundos e fundos ao Mano. Em outras palavras, jogadores de qualidade. Não entregaram o prometido, e o Flamengo batalha para sobreviver na primeirona, o que conseguirá, ainda aposto.

Com o elenco limitado, o Mano se sente obrigado a arriscar, testando até escalações improváveis. Como tem muito perna-de-pau, muitas combinações não funcionam, e a torcida chia.

Se vacilar, ainda acaba sobrando para o treinador.