Blog do Mario Magalhaes

Ao contrário do que diz Eduardo Paes, políticos explicam até batom na cueca

Mário Magalhães

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, em sabatina de agosto de 2012 – Foto Hélio Motta/UOL

 

( Para seguir o blog no Twitter: @mariomagalhaes_ )

O prefeito Eduardo Paes afirma não ter orientado sua base na Câmara Municipal a barrar a CPI que investiga _ou deveria investigar_ falcatruas no sistema de ônibus.

Contra Paes: é cascata. Ele não queria a comissão e batalhou por isso. Como não deu para evitá-la, seus partidários colocaram nos postos-chave vereadores que haviam se oposto à instalação da CPI.

A favor de Paes, ou relativizando suas ações: o que o prefeito do Rio faz é rigorosamente igual ao modo como operam Dilma na Câmara e no Senado, Sérgio Cabral na Assembleia fluminense e Geraldo Alckmin na paulista. Usam a condição de maioria para evitar investigações legítimas. O Executivo sufoca o Legislativo.

O prefeito disse que eventuais irregularidades serão reveladas pela CPI: “Se tem batom na cueca, se tem picaretagem, isso vai ser aberto”.

Paes já tem idade para saber que os políticos têm explicação para tudo, como se viu no episódio do preço das passagens de transportes públicos, em que ele foi protagonista aqui na cidade. Choramingavam que não dava para segurar as tarifas, mas deu.

Em outras palavras, até batom na cueca dá para explicar em casa, como me ensinou de brincadeira o saudoso colega Oldemário Touguinhó, ícone do jornalismo esportivo e do velho “Jornal do Brasil”.

Bastava contar o seguinte, falava o Oldemário: vinha eu andando pela avenida Rio Branco, quando surgiu uma anã caminhando em minha direção, no exato instante em que o cinto arrebentou e minha calça caiu, eu tropecei, e a anã, com a boca untada de batom, chocou violentamente seus lábios contra minha cueca samba-canção.

Difícil de acreditarem em casa nessa lorota? Claro. Mas, como os políticos, o dono da cueca bandeirosa não está preocupado se vão se fiar em sua balela ou não. E sim em marcar posição: as coisas não são o que parecem, mesmo que o rei esteja nu ou com a cueca colorida de batom lilás.