Blog do Mario Magalhaes

Protesto hoje no Centro do Rio pedirá fim da ‘privatização’ do Maracanã

Mário Magalhães

Protesto em 16/03/2013 contra 'privatização' do Maracanã – Foto Maíra Rubim/Folhapress

( Para seguir o blog no Twitter: @mariomagalhaes_ )

A Frente Nacional dos Torcedores (FNT) e outras organizações promovem hoje a partir das 16h, na praça da Candelária, um protesto reivindicando o fim da cessão à iniciativa privada da gestão do Maracanã.

Na convocação, a FNT afirma que “o estádio é um patrimônio histórico-cultural do Estado do Rio de Janeiro e, portanto, não pode, de maneira alguma, ficar sob controle da iniciativa privada. Ainda mais tendo em conta todas as fraudes que envolveram o processo de licitação, condenado inúmeras vezes pelo Ministério Público”.

Com a desistência do governo fluminense de demolir o parque aquático e o estádio de atletismo no complexo esportivo, o consórcio particular que assumiu o Maracanã pode vir a desistir do negócio, embora tenha afirmado em nota não ser essa a sua intenção.

Eis a íntegra da nota que convoca o ato:

A Frente Nacional dos Torcedores (FNT) realizará um ato hoje, às 16h, na praça da Candelária. Junto com outros movimentos sociais, reivindicaremos o cancelamento imediato da privatização do Maracanã. A FNT entende que o estádio é um patrimônio histórico-cultural do Estado do Rio de Janeiro e, portanto, não pode, de maneira alguma, ficar sob controle da iniciativa privada. Ainda mais tendo em conta todas as fraudes que envolveram o processo de licitação, condenado inúmeras vezes pelo Ministério Público.

Desde que vieram a público as notícias de que o Maracanã seria inteiramente descaracterizado e, posteriormente, privatizado, a FNT, junto com outros movimentos sociais afetados pelo processo, foi às ruas e protestou intensamente contra a destruição do estádio. Entendemos que essas medidas elitizam o futebol carioca, uma vez que, como se tem visto, o preço dos ingressos para os jogos tem sido altíssimo, e não há sequer um setor popular, para garantir que a população de menor poder aquisitivo possa frequentar o estádio, como sempre foi uma marca do democrático Maracanã.

Portanto, não deixaremos o governador descansar enquanto não cancelar a privatização. Já obtivemos vitórias nas últimas semanas, com a manutenção do Célio de Barros, Júlio Delamare e da escola Friedenreich. No entanto, só ficaremos satisfeitos quando o estádio voltar a ser público e popular. O Maraca é do povo!

Fundada em 13 de dezembro de 2010, a Frente Nacional dos Torcedores, que ficou conhecida nacionalmente na campanha “Fora Teixeira!”, luta por um futebol justo, democrático e popular.