Blog do Mario Magalhaes

Cabral reafirma encontro com papa em local temerário

Mário Magalhães

Protesto fecha uma pista na rua Pinheiro Machado; à direita, o Palácio Guanabara

( Para seguir o blog no Twitter: @mariomagalhaes_ )

Na noite da quarta-feira, houve protesto no Leblon contra o governador Sérgio Cabral.

Hoje, um ato no Centro lembra os 20 anos da Chacina da Candelária.

No começo da tarde de ontem, quando fiz a foto acima, havia uma manifestação de agentes do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) diante do Palácio Guanabara.

Agora há pouco, na entrevista coletiva de Cabral, que enfim reapareceu, o repórter Rodrigo Viga fez uma pergunta que talvez não tenha parecido relevante a quem não é do Rio: se será mesmo na sede do Executivo estadual, o Guanabara, o encontro da semana que vem com o papa Francisco.

O governador confirmou o local e a presença de quase dez colegas e da presidente Dilma Rousseff. Duvido que as autoridades de segurança pública tenham gostado da resposta, ainda que venham a público dizer o contrário.

O palácio fica na rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras. É uma via estreita, considerando a edificação portentosa à sua margem. Tem duas pistas indo e duas vindo. Vive engarrafada. Como mostra a fotografia, não é difícil fechar uma pista, como aconteceu ontem, desencadeando congestionamento até o túnel Santa Bárbara, sentido zona sul.

Qualquer carioca com disposição para se manifestar contra tantas autoridades sabe muito bem disso. Já ocorreram choques ali nas últimas semanas.

Para garantir a segurança dos governantes, será preciso montar uma megaoperação. Imagino que Dilma e outros convidados devam ir de helicóptero. Mesmo assim, é um ponto de acesso muito fácil a pedestres, quase um convite a protestos.

Reitero: qualquer carioca sabe disso. Inclusive os provocadores ultraminoritários das manifestações recentes.

Haveria outras opções de local para o evento com o papa. Assim como bateu no peito e disse que não deixa seu apartamento no Leblon, o governador teimou em reafirmar a agenda no palácio.

Tomara que o espírito fraterno encarnado por Francisco inspire a cidade, e que corra tudo bem.