Na Rádio Batuta, goleada de cabeça
Mário Magalhães
( Para seguir o blog no Twitter: @mariomagalhaes_ )
Está no ar uma ótima mesa-redonda de futebol, dedicada ao bate-bola e, melhor ainda, ao bate-boca sobre a Copa das Confederações. O programa se chama “Gol de cabeça” e está no ar na Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles. Pode ser ouvido aqui. Já foram ao ar três edições.
Na coordenação, o jornalista Luiz Fernando Vianna faz o papel de Xavi Hernandez, distribuindo o jogo, e de Materazzi contra Zidane, provocando. Participam seu colega Fernando de Barros e Silva, o historiador Marcos Alvito, o ensaísta Francisco Bosco e o artista plástico e escritor Nuno Ramos.
No terceiro programa, Fernando diz que o zagueiro David Luiz “é abaixo da crítica”. Nuno, que “Neymar estava com o imaginário muito preso” no Santos. Francisco, que pensa em ir às passeatas com o cartaz “Por um meio-campo melhor”. E Alvito brinca que eles só teriam quatro ouvintes.
O pessoal honra o título da mesa-redonda, mas não promove uma masturbação sociológica coletiva: discutem futebol-futebol. Como na fórmula dos velhos debates do rádio, além de muitos golaços de cabeça, há caneladas e botinadas. Programão!