Sem querer, o anúncio acertou: ‘A rua é a maior arquibancada do Brasil’
Mário Magalhães
( Para seguir o blog no Twiiter: @mariomagalhaes_ )
Foi um colega curioso quem me chamou ontem a atenção para o anúncio da Fiat, com mais de 18 milhões de acessos desde que foi ar em maio na internet.
Nos 30 segundos de propaganda, o rapper Falcão canta: “Vem, vamos pra rua, pode vir que a festa é sua… Sai de casa, vem pra rua, pra maior arquibancada do Brasil. Vem pra rua, porque a rua é a maior arquibancada do Brasil”.
A mensagem é que os carros da montadora andam bem. O cenário não pronunciado é o da Copa das Confederações.
Vai ver que a garotada entendeu diferente… Está na rua, não para promover marcas e eventos. E, sim, para reivindicar o que julga serem direitos.
O colega curioso observou: “A rua é para todos e para tudo, de festas a protestos. A publicidade com ‘espírito jovem’ da Fiat reforça isso. O jornalismo não percebeu _ou não tinha percebido isso até quarta-feira; talvez na quinta tenha mudado de postura. O jornalismo já não se lembra da Primavera Árabe e do Occupy Wall Street”.