Blog do Mario Magalhaes

Travestis da Lapa, uma crônica fotográfica de Ana Carolina Fernandes

Mário Magalhães

( Para seguir o blog no Twitter: @mariomagalhaes_ )

Abre na próxima segunda-feira, às 19h, a exposição fotográfica “Mem de Sá, 100”. O ensaio consumiu dois anos de dedicação de Ana Carolina Fernandes, um dos mais fulgurantes talentos do fotojornalismo brasileiro.

Durante esse período, ela acompanhou uma comunidade de travestis que vive em um casarão no bairro carioca da Lapa, no endereço que batiza a mostra.

Como observa na apresentação o curador Eder Chiodetto, também ele um tremendo fotógrafo, esta obra de Ana Carolina constitui “exemplo enfático de um trabalho original que se distancia em muito do olhar clichê e redutor que a sociedade em geral dedica a esse grupo social. O segredo é um só: o convívio. Além, é claro, de uma grande sensibilidade aliada à capacidade de ver, ouvir, sentir, sem nunca acreditar que a nossa forma de vida é o padrão pelo qual devemos criar parâmetros para julgar os outros”.

Chiodetto se refere à autora como “fotógrafa-cronista”. Bela síntese.

A revista “piauí” de junho dedicou nove páginas aos travestis retratados por Ana Carolina. Quase todas as fotografias abaixo são inéditas.

Serviço: abertura da exposição “Mem de Sá, 100”, segunda-feira, 17 de junho, das 19h às 21h, na Galeria Fotospaço, em Copacabana (av. Atlântica, 4240, loja 126).