Blog do Mario Magalhaes

Passeio pelas praias cariocas, com um gigante do fotojornalismo

Mário Magalhães

( Para seguir o blog no Twitter: @mariomagalhaes_ )

O piauiense José Medeiros (1921-90) foi um dos maiores talentos do fotojornalismo brasileiro em todos os tempos. Durante quinze anos, em meados do século passado, integrou o timaço de fotógrafos da revista “O Cruzeiro”. Como alguns colegas daquele escrete, migrou para o cinema. Eis um resumo de sua trajetória, no site do Instituto Moreira Salles.

O acervo fotográfico do instituto tem na obra de Zé Medeiros algumas das pepitas mais valiosas desse tesouro da história, como se pode constatar clicando aqui. Do portfólio de 50 fotografias online, selecionei 11 que mostram praias do Rio. Não formam um ensaio, pois foram feitas em momentos diferentes e não foram concebidas com esse propósito. As legendas são do IMS.

Só estive com Medeiros uma vez, em 1988 ou 89, entrevistando-o para um livro que Fernando Morais preparava sobre o magnata das comunicações Assis Chateaubriand, antigo patrão do fotógrafo. A biografia viria a se intitular “Chatô – O rei do Brasil” e se tornar um clássico.

Se minha memória traiçoeira não falha, a conversa ocorreu no apartamento do entrevistado, na rua Voluntários da Pátria, em Botafogo. Ele tinha muito a contar. E contou.