Blog do Mario Magalhaes

História – Guarnieri e militante que inspirou seu personagem em ‘Anos rebeldes’ foram padrinhos no mesmo casamento

Mário Magalhães

Guarnieri é o primeiro à esq.; Câmara Ferreira, de perfil, o último à direita… na foto

( Para seguir o blog no Twitter: @mariomagalhaes_ )

Curiosidade histórica no ar, de segunda a sexta-feira, no Canal Viva, às 23h10: o personagem interpretado por Gianfrancesco Guarnieri na minissérie “Anos rebeldes” não é uma criação meramente ficcional, mas foi inspirado em gente de carne e osso.

O doutor Salviano, médico a quem Guarnieri (1934-2006) deu vida, tem no DNA o jornalista Joaquim Câmara Ferreira, assassinado no pau-de-arara em 1970. Outra figura evoca Câmara na minissérie exibida originalmente em 1992: o advogado Toledo, nome de guerra com que o jornalista se tornou conhecido na luta armada contra a ditadura instaurada em 1964.

No fim da década de 1950, Guarnieri e Câmara Ferreira foram padrinhos do mesmo casamento, entre a atriz Vera Gertel e o ator e dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho. Os noivos e os padrinhos militavam então no PCB.

Na foto acima, Guarnieri está à esquerda, de frente. Câmara, de perfil, à direita. O primeiro, como Vianinha, não viria a aderir à guerrilha. O segundo contou com a ajuda de Vera para a logística da Ação Libertadora Nacional, organização armada da qual ele era dirigente.

O doutor Salviano da TV é um veterano comunista que decide pegar em armas contra a ditadura _a mesma trajetória de Câmara. Em um sequestro de embaixador estrangeiro, o médico é o mais velho, espécie de “comissário político”, do mesmo modo que Câmara foi na captura do embaixador dos Estados Unidos, em 1969. Há muitas outras semelhanças.

No sequestro de “Anos rebeldes”, João Alfredo, vivido por Cássio Gabus Mendes, reproduz o comportamento do guerrilheiro Carlos Lamarca em episódio parecido. Lamarca foi morto em 1971.