Blog do Mario Magalhaes

Há 50 anos, os bondes se despediam da zona sul do Rio

Mário Magalhães

''Correio da Manhã'', 21 de maio de 1963 – Fonte: Biblioteca Nacional

''Última Hora'' (Rio), 21 de maio de 1963 – Fonte: Arquivo Público do Estado de São Paulo

( Para seguir o blog no Twitter: @mariomagalhaes_ )

À zero hora do dia 21 de maio de 1963, há meio século cravado, a zona sul carioca deixou de ser servida pelo transporte de bondes. Todos os veículos que ainda operavam nessa área do Rio foram transferidos para linhas da zona norte e da região central da cidade.

O jornal “Correio da Manhã” entrevistou o motorneiro (motorista) e o condutor (cobrador) que fizeram a última viagem da Linha 1 – Avenida, da Companhia de Ferro–Carris Jardim Botânico. O bonde tinha o número 1725.

A grande mudança que expulsou para sempre os bondes da zona sul e os expulsaria de toda a cidade, com exceção de Santa Tereza, foi a expansão das empresas de ônibus.

Hoje o Jardim Botânico tem o trânsito infernal, bem como outros bairros da zona sul e boa parte do Rio e cercanias. Talvez, se os bondes não tivessem sido exterminados, o transporte coletivo funcionasse melhor.

Para quem quiser ler a matéria do “Correio da Manhã”, com a história dos bondes desde a segunda metade do século 19, basta clicar aqui e ir à página 17.